segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Vírus móveis atacam smartphones





BlackBerry: na mira dos vírus móveis


Era só uma questão de tempo: os smarphones são o novo campo de ataque do malware.

Segundo a empresa de segurança F-Secure, há neste momento mais de 400 vírus móveis em circulação. Embora esse seja um número modestíssimo em comparação com os milhões de vírus, vermes, cavalos-de-tróia, etc. etc., que atacam as máquinas de mesa.

Mesmo assim, a grande expansão do uso de smartphones já permite antecipar que os vírus móveis tendem a se multiplicar rapidamente. “O fato é simples: onde há dinheiro, há crime”, diz Samu Konttinen, vice-presidente da F-Secure para a área de dispositivos móveis.

Antecipando-se à chegada do malware móvel em alta escala, a empresa vai lançar em dezembro o F-Secure Mobile Security 5 para Symbian S60. A versão para Windows Mobile sairá no início de 2009. Também estão nos planos edições do produto para BlackBerry e iPhone.

Um exemplo concreto de novo vírus móvel é revelado pela McAfee. Trata-se de um invasor que ataca smartphones baseados em Windows Mobile. Ele implanta no dispositivo um arquivo que se faz passar por outro já existente e move o arquivo verdadeiro para outro local. Assim, é o vírus que entra em ação quando o arquivo original é chamado. Mas, para não levantar suspeitas, ele executa, logo em seguida, o arquivo verdadeiro. Conforme a McAfee, essa é uma tática antiga, usada por alguns vírus para o ambiente DOS.

Ao lado de técnicas do passado, esse vírus também usa esquemas sofisticados, como criptografia e polimorfismo, que dificultam o trabalho das ferramentas de segurança. Para a McAfee, novos invasores – ladrões de dados, por exemplo – podem assumir esse formato.

Nenhum comentário: