Divulgação Lançado em 2000, o PS2 já vendeu mais de 140 milhões unidades mundialmente |
Em setembro, o Conselho de Administração da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), aprovou a fabricação do PlayStation 2 nas instalações da Sony no Pólo Industrial de Manaus. Atualmente, os consoles vendidos no Brasil são importados - legalmente ou não.
Depois de garantir que a Sony atingirá sua meta de vender 10 milhões de unidades do PlayStation 3 em seu ano fiscal, Jackson voltou a atenção ao console antecessor da empresa. "Estamos entrando no nono Natal do PlayStation 2. Isso nunca aconteceu com nenhuma fabricante de consoles na história dessa indústria", frisou. Jackson afirmou ainda que a Sony atingirá a meta de vender 3,5 milhões de unidades do PlayStation 2 na América do Norte até o final de seu ano fiscal.
Contudo, é a América Latina que entra em cena quando o executivo fala do futuro do console. "De um ponto de vista demográfico, eu não acho que seja uma surpresa que esta é uma grande oportunidade. Vamos dedicar boa parte de nossos recursos para atender às demandas deste mercado", afirmou Jackson.
"Obviamente, baseando-se na extensão [da América Latina], no número de países, e no tamanho da população, a longo prazo, existe a oportunidade de um mercado muito maior para a SCEA do que o mercado canadense foi", afirmou o executivo.
O plano de entrada no mercado latino-americano da SCEA, segundo Jackson, é dividido em três fases: a primeira é levar o PlayStation 2 a países como Chile, Argentina, Colombia e Peru. A segunda etapa, que acontece já neste mês, visa países como Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá e Venezuela.
O Brasil está incluso na terceira e última fase, que inclui também Uruguai e Paraguai. "Identificamos que o mercado brasileiro é, provavelmente, a maior oportunidade para nós, e ele fará parte da terceira etapa das nossas instalações, que acontecerá entre março e maio de 2009".
Parte dos jogadores provavelmente deve estar questionando a escolha pelo PS2, à medida que o PlayStation 3 já está disponível desde 2006. Ocorre que no Brasil ainda são vendidas anualmente dezenas de milhares de unidades de consoles antiqüíssimos, como Master System e Mega Drive, da Tectoy, por preços que chegam a quase R$ 400. Logo, o PlayStation 2, bem aceito pelos brasileiros, oferece uma oportunidade atraente.
Caso antigo
O interesse da Sony pelo Brasil, por sinal, não é novo: a Sony Computer Entertainment of America, divisão de games da companhia, esteve no Brasil em novembro do ano passado e anunciou um programa de apoio à produção de jogos local, abrangendo tanto as desenvolvedoras interessadas em criar jogos para a linha PlayStation quanto as instituições de ensino que oferecem cursos especializados. Nesta semana, voltou ao país para dar continuidade ao projeto.
Em 2009, no entanto, o PlayStation 2 vai enfrentar um concorrente nacional: o Zeebo, anunciado recentemente pela Tectoy. O console, que será fabricado em Manaus, é fruto de uma parceria com a Qualcomm e inova para enfrentar a pirataria: sem entrada para disco ou cartucho, os jogos serão baixados através de uma rede 3G, por preços entre R$ 9,90 e R$ 29,90. Já o aparelho deve sair por R$ 599.
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